• ricardo franzin

Itália é homenageada na estreia do artista visual Ricardo Franzin

Uma escultura e duas pinturas fazem parte da exposição coletiva “Imigrações – Movimentos  que Transformam”


Ricardo Franzin faz sua estreia com a exposição coletiva “Imigrações – Movimentos  que Transformam”, que acontece de 7 a 23 de julho na Galeria PontoArt, Vila Madalena, São Paulo. O artista visual estará presente com três obras: uma escultura e duas pinturas que seguem o estilo conceitual e minimalista.  


Dentro do tema, o artista escolheu homenagear sua mãe italiana que, no mês de julho, completa 64 anos de Brasil. “A imigração é algo tão presente na vida de muitos brasileiros e, como sempre abordo os valores humanos em minhas obras, resolvi torná-las bem pessoais e contar um pouco da minha história”, explica Franzin.

A escultura titulada “Itália 280.752” (54 x 54 x 8 cm) traz 64 cubos de concreto, sobre madeira laqueada, que representam cada ano da mãe do artista no Brasil, desde que veio da Itália em 1952. Parte dos cubos receberam pintura spray nas cores vermelha e verde, em apenas um lado. “Neste ano, desenvolvi diversas obras em concreto que, para mim, representa a solidez e a fortaleza de um valor, de um sentimento ou de uma pessoa”, complementa Franzin.


As acrílicas sobre tela “Brasil 290.752” (53 x 53 cm) e “Brasil 64” (120 x 20 cm) mostram o trabalho de monotipia dos cubos de concreto da escultura, também nas cores vermelha e verde com um resultado único e inesperado da formação da bandeira da Itália. Para o artista, “cada monotipia, impossível de ser duplicada igualmente, melhor representa cada ano de vida de minha mãe: incerto, esperançoso, novo, surpreendente e, até, aterrorizante, o que resume os sentimentos de muitos imigrantes ao chegar em uma terra desconhecida”.

Exposição “Imigrações – Movimentos que Transformam”

PontoArt Galeria

Rua Inácio Pereira da Rocha, 246

Vila Madalena – São Paulo

Fone: (11) 2548.1661

www.pontoart.com.br

Vernissage: 7 de julho, das 19h00 às 22h30

Exposição: de 8 a 23 de julho

Visitação: de terça a sexta das 11h00 às 18h00, e aos sábados das 12h00 às 17h00

Estacionamento com desconto: Rua Fradique Coutinho, 1025

Entrada Franca


Sobre a galeria

A PontoArt é um mix de galeria de arte e espaço cultural. Sua proposta é proporcionar um espaço para a convivência e a discussão entre as mais diferentes expressões artísticas. No espaço são expostos objetos de arte e quadros de pintores consagrados e iniciantes. Durante o ano, a galeria realiza exposições de artistas de estilos diversos, tem uma sala com obras de Marrey Peres – artista plástico, escultor e ceramista que foi um grande expoente do movimento artístico paulista – e expõe obras de outros autores em seu acervo.




ricardo franzin

visual artist

ricardofranzin@me.com

credencials

  •  national exposure

  •  experienced artist

  •  art fair participant

  •  prizewinner

follow

  • Email
  • YouTube ícone social
  • Behance
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest

free worldwide shipping

  • Singulart